Nosso Emblema

O EMBLEMA DA CONGREGAÇÃO

DAS IRMAS DE SÃO JOAO BATISTA

O Emblema da Congregação tem a forma de escudo dividido em duas partes: uma  de cor branca e outra vermelha. Está atravessada por uma espada, em forma de cruz, sobre a qual se estende uma faixa verde com a escrita “Ecce Agnus Dei”. Está circundado por um rosário, onde as dezenas são formadas por contas azuis e unidas por contas douradas. No alto, na faixa azul, estão escritas as iniciais “CSSGB, Congregazione delle Suore di San Giovanni Battista” (em italiano), e “CISJB Congregação das Irmãs de São João Batista”.

Significado dos Símbolos

O Emblema representa a fé: “tenham sempre na mão o escudo da fé, e assim poderão apagar as flechas inflamadas do Maligno” (Ef  6,16)

 As cores branco e vermelha indicam a pureza e o sangue do martírio, que caracterizam São João Batista, patrono e guia da Congregação.

A espada, arma de defesa, colocada em forma de cruz, indica o Espírito, que se revela e atua na Palavra. “peguem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef  6, 17b.)

 A faixa verde, que parte da cruz e traz a escrita: “Ecce Agnus Dei”, indica o Cordeiro de Deus, que é imolado e ressuscitado em cada Celebração Eucarística. Ele é a nossa esperança e é anúncio da Salvação, feito pelo Batista; de consequência é a missão da Congregação, que leva seu nome, como indicam as iniciais: CSSJB.

“Fez aparecer uma força de Salvação… e a você, menino, chamarão Profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados” ( Lc 1, 69; 76-77).

As dezenas do rosário que circundam o escudo, indicam a necessidade da oração confiante e a comunhão com os irmãos e as irmãs. Com as contas azuis invocamos a Virgem SSma. que reza por nós e conosco; o “Pai Nosso”, com as contas douradas.

NB.  Esta apresentação é uma releitura atualizada  e integrada, da explicação feita por Madre  Benedetta Saulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *