XIV Capitulo Provincial das Irmas Batistinas

" Transformadas pelo Espirito de Jesus de Nazaré, nos doamos com alegria"

A Congregação das Irmãs de São João Batista (Batistinas) realizará, na próxima semana, no período de 01 a 06 de novembro, a  Celebração do XIV  Capítulo Provincial, cujo tema: “Transformadas pelo Espirito de Jesus de Nazaré, nos doamos com alegria”,  tendo como fundamento Bíblico o texto de Jo 4, 13-15.28-29ª.42 .

“O Capítulo Provincial é a autoridade máxima da Província. Esta assembleia colegial é a expressão mais concreta da colaboração de todos os membros da mesma.” (Constituições da CSJB –  art 117)

O Capítulo tem função deliberativa sobre os problemas da Província; eletiva para a Eleição da Superiora Provincial e das Conselheiras Provinciais e para outras eleições a serem feitas segundo as Constituições e Estatutos Gerais; informativa, com relação ao estado da Província. Sua principal finalidade é a ação unificadora e animadora de todos os membros da Província. (Constituições da CSJB art 118).

Nas palavras do Cardeal, Eduardo F. Pironio, “A celebração de um Capítulo interessa, antes de tudo, à Igreja inteira. É um acontecimento Eclesial, embora a Congregação seja pequena e não esteja estendida por todo o mundo. Consequentemente, interessa a todos. É um acontecimento salvífico, embora a maior parte das pessoas não saiba, na realidade o que é um ‘Capítulo”

“Um Capítulo é uma celebração pascal. Por isso, deve ser enquadrada num contexto essencial de Páscoa, com tudo o que a Páscoa encerra em termos de cruz e esperança, morte e ressurreição. Um Capítulo não é uma mera reunião de estudo, um encontro superficial ou uma revisão transitória da vida. Tem uma grande dimensão de novidade pascal – de recriação no espírito – e de esperança firme e comprometida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *